Monsieur Roche: saudade e reconhecimento!
O Instituto Roche comemora hoje um dia muito especial: o aniversário de seu fundador, Alexandre Aimé Ernest Roche, o saudoso Monsieur Roche. Se ainda estivesse conosco, ele teria completado neste 5 de abril a idade de 97 anos.
Nascido em Alexandria, no Egito, em 5 de abril de 1925, Alexandre Roche era filho de pais franceses, e ensinava no exterior desde 1946. No Brasil, foi diretor da Aliança Francesa em Natal (RN) e Porto Alegre. Em 1973 fundou, ao lado da esposa Graziella Roche, o Instituto Roche. Com o método exclusivo desenvolvido para o ensino da língua francesa, além de sua sólida base de conhecimento, Monsieur Roche formou milhares de alunos e contribuiu na formação de profissionais em áreas diversas, como relações internacionais e diplomacia.
Monsieur Roche, por sua incansável contribuição na difusão da francofonia e da cultura francófona no Rio Grande do Sul, recebeu, em 2010, o título de Doutor Honoris Causa pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Mas, mais do que o reconhecimento oficial de seu trabalho como professor, Monsieur Roche é lembrado por seus alunos com gratidão e também como um símbolo: de cultura, de civilização, de conhecimento, tudo isso transmitido com ética e generosidade. São valores transmitidos a várias gerações de alunos e também aos diversos professores que passaram pelo Instituto, eles próprios difusores desse legado.
E, aqui no Instituto Roche, mantemos essa herança cultural em prática, com a chama do conhecimento sempre acesa!